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Guerra ao colesterol

Posted by alegrão em Junho 25, 2007

  Alimentos Aconselhados Alimentos Desaconselhados
Carne e peixe Carnes brancas (frango, perú, coelho, cavalo);
Peixe gordo (salmão, sardinha, arenque, atum, lampreia);
Corvina, faneca, linguado, carapau, pescada, tamboril, solha, peixe espada, garoupa, pargo (com moderação)
Bife de vaca, carne de porco, cordeiro, de carneiro;
Charcutaria, enchidos, presunto;
Vísceras;
Alimentos pré-confeccionados;
Mariscos;
Bacalhau
Pão e farináceos Pão e tostas;
Batatas, massas, arroz, farinha (se não houver excesso de peso)
Bolos
Ovos 1 ovo por semana(a clara é permitida)  
Legumes verdes Todos os legumes verdes  
Leite e queijo Leite magro (líquido ou em pó);
Iogurte magro;
Queijos frescos com 0% gordura
Todos os outros leites e leite condensado;
Iogurtes de fruta;
Outros queijos;
Natas
Frutas Todos os frutos frescos, crus, ou cozidos, sem açucar;
Nozes, avelãs, pistachio (com moderação)
Frutos gordos: noz, pinhão;
Frutos secos: ameixas;
Frutos em calda
Condimentos Mostarda, vinagre, ervas aromáticas, sumo de limão;
Molho de tomate sem gordura
Azeitonas;
Molhos de conserva;
Maionese
Açucar e adoçantes Edulcorantes (sacarina, hermezetas) Açucar e todas as preparações açucaradas;
Mel, compotas, chocolate, rebuçados, etc
Gorduras Gorduras polinsaturadas (óleo de girassol, de milho, soja);
Azeite
Manteiga e margarinas;
Toucinho e banha;
Óleos de amendoim e de côco
Bebidas Água;
Chá e café;
Sumos de fruta frescos
Álcool;
Sumos de fruta açucarados, xaropes, laranjadas, etc

Há uns tempos, ao fazer análises, observei que pela primeira vez na minha vida tinha colesterol. Decidi declarar guerra ao peso e ao dito. O médico deu-me um folheto com esta informação que segui à risca durante um ano e meio. Resultado: a guerra ao peso ficou a um pequeno passo de estar ganha. Quanto ao colesterol, vou ter que voltar a seguir religiosamente este folheto… Talvez depois das férias…

Se alguém tiver problemas de hipercolesterolémias, 😯 experimentem!

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10 Respostas to “Guerra ao colesterol”

  1. Hindy said

    Depois das férias é que vai ser, não é?

    Beijinho hindyado

  2. aramis said

    Olha, deixa lá…és tu e a Rosa Mota. Heehehehehehehehehh.
    Infelizmente o problema é muito mais comum do que aquilo que pensamos. O próprio sistema nervoso contribui para o aumento dos níveis de colestrol.
    Um abraço saudável.

  3. aramis said

    Devo estar com os meus níveis de glicemia alterados…aqui fica a correcção: COLESTEROL.

  4. Lalage said

    Isto sim é o que se chama informação útil. Muchas gracias.

  5. alegrão said

    Hindy: Pois, a ver se consigo diminuir peso e colesterol. Beijo

    Aramis: É verdade, o colesterol não é um problema apenas das pessoas com peso a mais. Conheço pessoas muito magras que sofrem com o colesterol. Deixa lá, eu percebi. Só espero é que não erres assim nos exames. 😉 Ou então que sejam como a prova global de Português deste ano… 😆
    Um abraço e quanto à glicémia faz como eu: deixa para depois das férias. Sim… uns docinhos de amêndoa na foz… ó_ó

    Lalage: Espero que não precises directamente dela, mas é sempre bom sabermos estas coisas, beijo

  6. aramis said

    Já escolheste as tuas 7 maravilhas de Portugal? Já falta pouco. Penso que os 21 finalistas são todos merecedores de tal mérito. No entanto penso que este concurso pecou pela ausência de referências a outro tipo de “monumentos”: a gastronomia, a música e a natureza.
    Um abraço

  7. Como sabes meu querido amigo, tenho sempre o colesterol a 300…por isso…enfim…eu bem tento, mas se calhar é mesmo do sistema nervoso, de olhar para a balança e ver o peso a aumentar!LOL Bjs 🙂

  8. alegrão said

    Aramis: Concordo, uma bela feijoada ou um bacalhau, ficava bem ao lado de muitos dos monumentos 😀
    Boa sorte para os exames

    Umpontoazul: Segue a folhinha e depois vai à farmácia fazer o teste 😉 Beijo

  9. gitas said

    Ai este nem digo nada…
    beijos

  10. Manuel Moreira said

    Meu caro Alegrão

    Peço desculpa mas tenho que corrigi-lo em duas ou três coisas,a saber: O mel é um alimento muitíssimo saudável e extremamente rico em vitaminas e sais minerais,desde que consumido moderadamente.Os sumos de frutas são bons se forem puros ( sem açúcar),e as nozes,que o meu amigo põe dos dois lados da barreira ( foi um lapso normal) são um óptimo alimento,muito ricas em ómega 3,desde que consumidas com parcimónia.
    Outros reparos haveria a fazer ( Poucos),mas estes parecem-me ser os mais importantes.
    Um abraço

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