Alegrão

  • calendário

    Dezembro 2005
    S T Q Q S S D
    « Nov   Jan »
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031  
  • Entradas Mais Populares

  • Categorias

  • arquivo

John Winston Lennon (09/10/1940 – 08/12/1980)

Posted by alegrão em Dezembro 8, 2005

John Lennon criança
John Lennon nasceu em Liverpool, no seio de uma família proletária (working-class).
Os pais separaram-se pouco depois de Lennon nascer e a mãe entregou-o a uma irmã que o criou. Contudo, a mãe continuou a visitá-lo aos fins de semana e ensinou-o a tocar guitarra.
Aos quinze anos, no liceu, formou a primeira banda e no ano seguinte conheceu Paul McCartney, com quem formou a dupla mais famosa de compositores de sempre. Juntos estavam assim os pilares da famosa banda “The Beatles”.
Frequentou a “Liverpool College of Art” e, para além da música, trabalhou em desenho e publicou um livro de poesia em 1965 (In his own write). Nesse ano recebeu a medalha de Membro do Império Britânico. Medalha essa que devolveu em protesto contra o apoio da Inglaterra aos Estados Unidos na guerra com o Vietname.
Antes de os Beatles acabarem, Lennon já demonstrava sinais de alguém que estava descontente no mundo em que vivia e que ambicionava ser um activista contra a guerra, o racismo, machismo e qualquer tipo de disciminação. Com a sua mulher, a japonesa Yoko Ono, participou em iniciativas como “Bed-in for Peace” (em lua-de-mel) e foi o autor do conhecidíssimo slogan “Make love, not war”.
Mas é quando se muda para Nova Iorque que John Lennon adopta uma postura mais radical, fora de inglaterra, Lennon editou um disco onde cantou uma música chamada “Sunday bloody sunday” (alguém conhece?).
Em oito de Dezembro de 1980, quando regressava a casa, Lennon foi baleado por um “louco” no Central Park, junto ao edifício Dakota. As pessoas acorreram ao local conforme iam tendo conhecimento da notícia da sua morte, numa manifestação espontânea de pesar e junto a esse local foi criado o memorial “Strawberry fields forever”.Para mim ele é o mais importante compositor do século XX, não me canso de dizer que a minha música preferida de sempre é “Imagine”, um hino. Grande voz, grande guitarrista, mas sobretudo uma grande personalidade que lutou para que este mundo se tornasse um mundo melhor.

Anúncios

11 Respostas to “John Winston Lennon (09/10/1940 – 08/12/1980)”

  1. Yardbird said

    É um dos grandes homens do Séc. XX. Merece todas as homenagens, mas principalmente que nunca o esqueçamos.
    Um abração
    (Pelo significado, Imagine é o hino. Strawberry é um diamante musical)

  2. Joao said

    Musicalmente, “Sunday, bloody Sunday” só mesmo a música dos U2 (não é a mesma). Desconheço – infelizmente – a discografia do John Lennon, com excepção dos hinos Imagine, Woman, Give peace a chance.

  3. jacky said

    A minha favorita, apesar de não ser politicamente correcto dizê-lo, é jealous guy…

  4. Alegrao said

    yardbird: obrigado pelo comentário, eu disse que não esquecia o dia 😉
    joao: pois eu empresto-te o DVD. De certeza que conheces mais músicas, mas não te lembras 😉 Agora anda aí o “Merry xmas (war is over)” por exemplo.
    jacky: o John Lennon também não era um exemplo de politicamente correcto… 😉
    Abraços e beijo

  5. Carlota said

    Gosto especialmente daquela musica q ele escreveu para o filho dele. Beautifull Boy (não sei se é assim que se chama) Acho que a letra é muito ternurenta e o arranjo musical com uns toques de Oriente está perfeito.
    Bonita homenagem!! Beijos

  6. Alegrao said

    carlota: essa música tem dois nomes “Beautifull boy” ou “Darling Boy”. Já sei que andas por terras da catedral ;). Beijo

  7. BEATLES
    a maior expressão musical de todos os tempos, mais de 1 bilhão de discos vendidos, o conjunto que nunca acabou, que deus os abençoe…

  8. o q isso ele na verdade para mim ele e um deus para mim
    igual um ditado “homens que nao mecese morrem morre ,e o q meresen nao morrem”

  9. Sávio said

    Grande nome da literatura musical ocidental e de todos os tempos. Infelizmente morreu jovem, muito jovem demais. Quando conheci o seu trabalho, o mundo já estava sem ele, mas, sem dúvidas, a força poderosa de sua obra faz com que o dia de sua morte seja considerado o pior dia de todas as épocas.
    Viva a Lennon!!!!

  10. Guilherme Forjaz said

    Parabéns John Winston Lennon!!!

  11. clarice vella said

    Clarice Vella

    John Lennon!
    Inesquecivellllllllllll,o ceu esta em festa…ouvindo vc cantar suas musicas maravilhosas, jamais teremos algo parecidoooooooooooooo.
    Parabens ,Parabensssssssssssssss

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: