Alegrão

  • calendário

    Outubro 2005
    S T Q Q S S D
    « Set   Nov »
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930
    31  
  • Entradas Mais Populares

  • Categorias

  • arquivo

Noite eleitoral – Autárquicas 2005

Posted by alegrão em Outubro 10, 2005

Mais um acto eleitoral se passou. Desta vez sem problemas de maior.
Só é pena que a abstenção, embora não tenha crescido, se mantenha nos 60%. Como diz a Jacky no seu blog, muitos lutaram e alguns até a vida deram para que hoje pudéssemos exercer o direito de votar.
Noutro blog, a Siri recupera uma ideia do nosso Nobel José Saramago. Se realmente uma pessoa está descontente com a actual vida política, não deve ficar inerte e sim demonstrar que exerceu o seu direito de voto mas não se revê em nenhum dos candidatos. E a isso se chama “voto em branco”. Esse sim tem validade. Os cerca de 40% de abstencionistas estão a desperdiçar um direito, diria mesmo um dever de cidadania.
Para além de pequenos problemas numas poucas mesas de voto, um caso mais grave surgiu já após estas encerrarem. O caso dos servidores do Ministério da Justiça terem colapsado. Um caso a investigar, mas a julgar pela explicação do Instituto das Tecnologias de Informação na Justiça (ITIJ), teve lugar devido ao volume de acessos ao site.
Desde há muitos anos que eu acompanho noites eleitorais e nunca me tinha acontecido tal. Cá para mim as razões são as mesmas que “deram barraca” no processo de colocação de professores ou do sistema das Declarações Electrónicas do Ministério das Finanças: inadequados meios para as necessidades. E com isto pára um país durante 60 minutos ou seriam 2h40m? Como disse anteriormente eu acompanhei e vi o que aconteceu: voto nas 2h40m!
Mas o melhor mesmo é deixar aqui a notícia conforme publicou a Lusa.

Números oficiais das eleições autárquicas
Atraso nos resultados justificado com volume de acessos ao site
10.10.2005 – 00h18 Lusa

O Instituto das Tecnologias de Informação na Justiça (ITIJ), responsável pelo processamento dos resultados oficiais para o STAPE, justificou esta noite o atraso na disponibilização de dados com o “volume de acessos” ao site das eleições autárquicas.

Em comunicado, o ITIJ refere que existiram 46.800 pedidos de consulta por minuto, o que gerou a sobrecarga nos sistemas informáticos deste organismo e uma anomalia técnica que resultou “num atraso de 60 minutos na disponibilização dos dados relativos ao processo eleitoral”.

O comunicado do ITIJ sublinha que o sistema foi restabelecido às 21h40 de ontem, sem ter havido qualquer perda de informação.

“Às 22h40 já se encontravam registados e disponíveis online os resultados de 2872 freguesias, ritmo semelhante à divulgação de resultados em eleições anteriores”, afirma ainda o ITIJ no comunicado.

O PSD já exigiu explicações do Governo sobre a “situação anómala” de ausência de resultados oficiais das eleições autárquicas, que calcula em cerca de três horas.

“Três horas depois do encerramento das urnas continuam sem existir explicações sobre esta situação anómala”, afirmou o social-democrata Miguel Relvas, em declarações aos jornalistas na sede nacional do partido. A crítica foi depois repetida pelo líder do PSD, Marques Mendes.

Anúncios

3 Respostas to “Noite eleitoral – Autárquicas 2005”

  1. Agradeço a simpática referência.
    Na realidade esse pensamente de dever cívico foi sempre algo que os meus pais me incutiram (^^,)

  2. jacky said

    Bah temos que actuar no mínimo dos mínimos 😉

  3. Alegrao said

    siri: os meus também.
    jacky: por mais que tentemos, às vezes não podemos deixar de actuar. É a sociedade em que vivemos que nos obriga a tal.

    Pelos vistos continuam a aparecer novos dados neste processo. Mas estou certo que tudo continuará em águas de bacalhau, ou não estivessemos numa maioria absoluta…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: