Alegrão

  • calendário

    Outubro 2005
    S T Q Q S S D
    « Set   Nov »
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930
    31  
  • Entradas Mais Populares

  • Categorias

  • arquivo

Dia Mundial dos Professores

Posted by alegrão em Outubro 5, 2005

“A educação – desde o ensino primário até à educação permanente – é o motor da nova economia global. Está no centro do desenvolvimento, do progresso social e da liberdade humana.” – Kofi Annan, Relatório do Milénio
Em homenagem a tantos milhões de professores que constroem o futuro e pela dignificação de tão nobre profissão a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) criou o Dia Mundial dos Professores em 1994. A UNESCO, o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), a OIT (Organização Internacional do Trabalho) e a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) em 1999 terminavam uma declaração conjunta com a seguinte frase: “Nenhuma verdadeira mudança social e nenhuma reforma da educação poderão ser feitas com sucesso se os professores não forem seus parceiros activos”.

Pessoalmente aqui fica a minha homenagem a todos os meus bons professores. De salientar:
A minha querida professora da primária que me ensinou as bases e que nunca hei-de esquecer;
A professora de Inglês do 6º ano que com aulas de apoio fez com que o papão inglês deixasse de o ser e passasse a ser a melhor nota;
A professora de Educação Física do 9º ano. Um clássico, a paixão pela professora… Juntou-se o gosto pelo desporto que mais gosto (Voley) com a paixão e foi o “mix” perfeito: Nota máxima.
A professora de Contabilidade do 10º ano que me ensinou os primeiros passos no mundo da contabilidade. Com ela fiquei a saber que contabilidade e vinho estão muito ligados (chamavamos-lhe “Torta”). Foi a minha melhor turma de sempre, a do 10º ano.
O professor de História do 10º ano que para além de um excelente professor foi um grande amigo, ajudando os jovens nas suas vidas tão complicadas naquelas idades. Obrigado!
A professora de Matemática da universidade que em conjunto com o meu primo (professor) souberam finalmente passar a mensagem que afinal se podem fazer contas juntando números e letras…
O professor de Direito Comunitário que me deu a descobrir o modo como funciona a União Europeia.
Anúncios

5 Respostas to “Dia Mundial dos Professores”

  1. JC said

    Esses podem ter sido os prof’s de que mais gostaste (embora essa “contabilista torta” me pareça estar um bocadinho fora do contexto), mas de certeza que tiveste outros prof’s que, embora não tão fixes, também marcaram e infuenciaram a tua vida.
    A minha homenagem estende-se a todas as outras pessoas que, não tendo o estatuto de prof’s, nos ensinam tudo aquilo que não aprendemos na escolinha.

  2. jacky said

    Nem sabia que era o dia mundial dos professores 😉
    Obrigada por valorizares a minha profissão. Um beijinho

  3. Que os prof’s tugas tenham mta força porque nem sei como aguentam a (falta) de condições e a desvalorização do seu papel na sociedade. Bjinhos***

  4. Carlota said

    Tive dois professores que me marcaram. Um deles pela positiva e outra pela negativa. Hoje são figuras públicas.
    Pela positiva: Alberto Quaresma, é actor e foi meu professor de Geografia. Era um excelente profissional e grande amigo dos jovens “inconssientes”.
    Pela negativa: Anabela Neves, é jornalista da SIC e foi minha professora de jornalismo. Dizia que só estava no ensino porque não tinha outro emprego e por isso aconselhava-nos a consultar os livros para esclarecermos as nossas dúvidas.
    Isto para dizer que ser professor não é só tirar o curso. É preciso ter vocação e gostar da profissão.
    Parabéns a todos os professores de coração!!!!

  5. Alegrao said

    jc: só não está fora do contexto porque foi a primeira, aquela que deu as bases para o que sabemos hoje de contabilidade.
    jacky e formiguinha: eu tenho professores na família e sei que as coisas não são como se diz na comunicação social. Cada vez mais está na ordem do dia valorizar a profissão.
    Carlota: eu foquei apenas os positivos pelo dia. Os negativos hão-de ter o seu espaço também. E tive casos bem parecidos com o teu.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: