Alegrão

  • calendário

    Setembro 2005
    S T Q Q S S D
    « Ago   Out »
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    2627282930  
  • Entradas Mais Populares

  • Categorias

  • arquivo

Explicações sobre FADO

Posted by alegrão em Setembro 24, 2005

Ontem à noite tive um desafio difícil: explicar à Sandra o que era o FADO. Bem, até agora nada de especial… Então e se eu disser que a Sandra é alemã e nada conhece da nossa história? Complica-se um pouco, principalmente porque eu não percebo nada de alemão e ela muito menos percebe português, falamos inglês. É complicado explicar sentimentos como saudade por exemplo, já vai sendo recorrente dizer que esta palavra não tem tradução. No final a coisa correu bem e quando ela finalmente ouviu três fados dizia “sinto-me como se estivesse num bar português a ouvir fado e a beber caipirinha“. Lá tive eu que explicar que haviam casas de fado e o que eram e explicar que caipirinha é uma bebida brasileira.

Expliquei também que com um prato tradicional português se deve beber vinho tinto (de preferência) e a coisa voltou a complicar quando ela perguntou por pratos tradicionais. Experimentem explicar em inglês a uma alemã o que são pataniscas de bacalhau…

Quanto aos fados ouviu três, todos do Carlos do Carmo: Os putos, Lisboa menina e moça e Canoas do Tejo. Ela preferiu Os putos.

2 Respostas to “Explicações sobre FADO”

  1. fernando said

    Pois, o fado não se explica. Sente-se.

    Não percebi o que quiseste dizer com o histórico, pá.

  2. Carlota said

    E sabe bem quando um estrangeiro fica fã de alguma coisa portuguesa. Tantas aulas de culinária eu tenho dado aos meus colegas sul-africanos. Têm um país fantástico, mas a culinária deixa muito a desejar. Vou ensinar-lhes a fazer pataniscas. Boa ideia!!!!

Deixe uma Resposta

 
